Colombo - PR

Gruta do Bacaetava

A gruta é um ótimo passeio para quem gosta do silêncio da natureza.

| Postado por Twitter Google+


Gruta do Bacaetava - Colombo - PRO Parque Municipal Gruta do Bacaetava foi criado em maio de 2000 e abriga um acervo vivo de mata nativa da região. Tem por objetivo a conservação, recuperação e preservação do Meio Ambiente. A visita ao interior da caverna é feita com o acompanhamento de guias. São formados grupos de no máximo 30 pessoas a cada meia hora, aos fins de semana e feriados.

As estalactites, as estalagmites, e o silencioso rio Bacaetava, são testemunhas ao longo de centenas de anos de histórias incríveis vividas em seu interior. A criação do parque se deu com o objetivo de proteger as grutas, com seu patrimônio espeleológico, a flora e a fauna do seu entorno.

Tecnicamente a gruta é o resultado da dissolução de calcário pelas águas subterrâneas carregadas de ácido carbônio. Este processo começa na atmosfera onde o ácido em suspensão é levado ao solo pelas chuvas, a infiltração dessas águas da-se através das fissuras das rochas calcárias que possuem a característica de solo lavável. Ai ocorrem reações químicas e essas fissuras aumentam, transformando-se em canais subterrâneos que vão se unindo e aumentando de tamanho constantemente, até a formação das grutas que conhecemos atualmente.

No teto das grutas há um constante gotejar de água saturada de bicarbonato de cálcio, com a evaporação de cada gota d’água precipita-se o carbonato de cálcio que aglutina diversas substâncias, como sílica ou argila. Ficando fixado primeiro no teto, depois com o constante gotejar no piso, uma crosta vai tomando a forma cilíndrica ou cônica. À crosta pendente dá-se o nome de estalactite, a que se eleva do solo chamamos de estalagmite. Depois de um certo número de anos e dependendo da distância, juntam-se formando uma coluna.

Confira a seguir a galeria de fotos desse nosso passeio:

Para grupos acima de 15 pessoas é necessário agendamento.

Atendimento de quarta a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. Sábados, domingos e feriados das 8h30min às 16h30min.

Endereço: Rua Antonio Gasparin s/n – Bacaetava – Colombo – PR.
Telefone: (41) 3656-5669

Entrada Gratuita.

Referências:
Parque Municipal Gruta do Bacaetava – www.colombo.pr.gov.br: http://www.youtube.com/watch?v=hQvtVwcPbOA

Artigos Relacionados:

Sorocaba dos Tempos do Tropeirismo
7º dia - Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves
Morro da Igreja - Pedra Furada
É da Pam - Restaurante Rural e Café Colonial
Coxilha Rica
Postado em: Viagens
Tags: , ,

Deixe seu Comentário