Ponta Grossa - PR

Furnas – Parque Estadual Vila Velha

As Furnas são uma das grandes atrações do Parque Estadual Vila Velha, são grandes crateras, uma delas com até 100m de profundidade sendo que a metade dela é coberta por água e todas são rodeadas por uma bela vegetação.

| Postado por Twitter Google+


Furnas - Parque Estadual Vila Velha

Furnas – Parque Estadual Vila Velha – Ponta Grossa-PR

O termo Furna significa caverna, cova, ou “poço de desabamento” que é a definição mais adequada para as ocorrências encontradas nos Campos Gerais do Paraná, na região do Parque Vila Velha existem várias, inclusive algumas em processo de desabamento, e que não podem ser visitadas por questão de segurança.

Mas dentro do Parque você pode conhecer 2 Furnas, pegando um ônibus na recepção ao custo de R$ 8,00 por pessoa, ou meia entrada com apresentação da carteirinha de estudante. É a única forma de acesso atualmente, e a distância é de 8km acompanhado por guias do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Como previsto no artigo “Feriadão nos Campos Gerais do Paraná“, fomos visitar essa maravilha da natureza. Confira um rápido vídeo da “Furna 1”.

O elevador dessa Furna esta desativado desde a última revitalização do Parque, quando decidiram desligar o equipamento pois sua manutenção ocasionava riscos de contaminar a água e o lençol freático com óleo e graxa. Além de que a estrutura toda tremia muito e está sobre uma base instável que poderia desmoronar.

A infraestrutura do parque está muito boa, o trabalho prestado pelos guias e funcionários do IAP realmente está de parabéns. Vale muito a pena conferir.

Localização: O Parque Vila Velha fica às margens da BR 376 (Ponta Grossa – Curitiba), Km 28 a partir de Ponta Grossa, cerca de 100km de Curitiba.

Horário de Visitação: 8h às 17:30h, porém a bilheteria fecha às 15h30.
* Fechado às terças-feira para manutenção.

Artigos Relacionados:

Serra do Rio do Rastro
Almoço de Domingo em Morretes - PR
Ilha do Mel - Paraíso no Litoral Paranaense
Morro Anhangava - Quatro Barras - PR
Vale dos Vinhedos
Postado em: Viagens
Tags: , , , , ,

Trackbacks/Pingbacks

Deixe seu Comentário