Chuva, Frio e Belas Paisagens

Tour Santa Catarina 2012

Uma bela viagem repleta de imprevistos, passando pela Serra Catarinense, e principalmente pela afamada Estrada da Serra do Rio do Rastro.

| Postado por Twitter Google+



Exibir mapa ampliado

Essa viagem aconteceu no final de Abril começo de Maio, bem no feriadão do Dia do Trabalho. Nosso roteiro foi planejado para tocar de Curitiba/PR até Lages/SC no primeiro dia, e assim fizemos, saímos de casa no sábado dia 28/04/2012 por volta das 09:30hr da manhã, depois de tomar um belo café amargoso e consultar a previsão que nos dava uma notícia nada agradável, chuva durante todo o trajeto, saímos encapados e tomamos o rumo pela BR 116. Antes de chegar na divisa entre Paraná e Santa Catarina já estávamos completamente molhados, desde a luva, parte do capacete, bota, calça e blusa abaixo da capa, obviamente não estávamos com o equipamento mais adequado, mas a chuva estava muito forte mesmo. Resumindo, ainda faltava uns 250km até Lages, e a situação era essa.

Mas como bons brasileiros, não desistimos, nem cogitamos essa possibilidade, mas confesso que minha resistência foi colocada à prova em um trecho da Serra do Espigão, no município de Santa Cecília/SC, essa serra é bem alta, e muito, muito fria, a sorte nossa é que tinha um SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) do pedágio bem no alto da serra, foi lá que paramos para recuperar os sentidos, deixar o sangue voltar a circular nas mão já dormentes de tanto frio, tomar mais uma café forte, e partir em retirada.

Chegamos em Lages/SC um pouco antes das 16:00hrs, foram exatos 375km encarando chuva. A cidade estava deserta, pegamos um hotel no centro e usamos um secador de cabelo para enxugar um pouco a roupa e os calçados, chegou a queimar o coitadinho de tanto que trabalhou, mas ajudou muito. Saímos mais tarde para fazer um lanche, mas fomos a pé mesmo, a chuva não animou muito pra pegar a moto e conhecer a cidade, encontramos uma lanchonete chamada “Texas” com uma decoração bacaninha, temática ao estilo texano, mas bem mais ou menos… Só que tinha um lanche divino, se um dia você passar por Lages/SC vá no Texas e peça um X-Coração, que é feito obviamente de coração de galinha, mas o pão é colocado na embalagem em formato de “V”, que por sinal chega na mesa transbordando coração, pena que não deu tempo nem de tirar uma foto.

No dia seguinte, domingo, 29/04/2012 dia do meu aniversário de 27 anos, nosso objetivo era conhecer as famosas curvas da Serra do Rio do Rastro (meu próprio presente de aniversário), partimos sentido a Serra Catarinense, passando por São Joaquim/SC, aquela cidadezinha famosa da TV, que neva e tudo mais, só que não nesse dia… O tempo estava um pouco melhor, apenas alguns chuviscos esporádicos, nada comparado ao dia anterior. Porém bastante frio, 7ºC e vento forte lateral, aqueles de inclinar a moto. Uma coisa interessante no trajeto entre Lages/SC e São Joaquim/SC são umas muretas construídas com pedras encaixadas que fazem o papel de cerca, coisa linda mesmo, são vários quilômetros com essas “cercas”, uma belo trabalho manual, paramos pra observar de perto e tirar fotos. Um detalhe sobre as igrejas matriz, tanto a de Lages/SC quanto a de São Joaquim/SC foram construídas totalmente com pedras, é algo bem típico da região, tanto que o nome da cidade de Lages deve-se à abundancia dessa pedra chamada laje. São Joaquim é bem pequena, não ficamos muito tempo lá. Pedi informação em um posto de combustível sobre onde almoçar no caminho pra Serra do Rio do Rastro, o frentista me disse que um pouco antes da descida da serra teriam duas grandes churrascarias, tocamos pra lá. Chegamos em uma dessas churrascarias, ao lado de uma cachoeira, lugar lindo, mas sabe como é, lugar bonito, domingo, 13:00hrs, resultado: LOTADO, cheio de turista, só tinha carrão, Hilux, BMW, Motos de respeito, e nós de Falcon vestindo capa Alba, é pra acabar… Avançamos para a outra churrascaria, 1 km pra frente, também estava cheia, mas ja estava na hora de abastecer o corpinho, e por ali ficamos, la embaixo nas fotos tem uma das costelas assadas no chão, estilo gaúcho, me senti em casa, ficamos nos aquecendo ao lado do fogo até liberar uma mesa. O resto não deu tempo de tirar foto, sabe como é…

Dai pra frente nem tenho comentários para descrever as paisagens que conhecemos. No começo da descida da serra tem um mirante com vista para toda cadeia de montanhas e parte da estrada serpenteando o morro, lindo mesmo, um dos lugares mais bonitos que já visitei, é nesse ponto que tira-se aquela famosa foto da “curvinha” da serra (se você já pesquisou “Serra do Rio do Rastro” no Google Images sabe do que estou falando).

Enfim, descer por essa estrada foi a experiência mais louca na minha vida, eu não conseguia parar de rir enquanto descia, foi muito legal, um sonho realizado, de emocionar qualquer aventureiro motociclista.

Depois disso tudo com o sol já quase indo embora, tocamos sentido Blumenau/SC, nesse dia rodamos 520km. No terceiro dia o objetivo era menos estrada e mais caminhada, saímos andar por Blumenau, uma linda cidade, que lembra bastante Curitiba/PR, mas com forte influência da cultura Alemã. Almoçamos em Pomerode/SC e partimos conhecer São Francisco do Sul/SC e do deck do Mercado Municipal acompanhar o pôr do sol, recomendo que você faça isso. Todo o resto é retorno para casa, passando por Pontal do Paraná/PR onde minha família mora, Paranaguá/PR na casa dos meus sogros, e lar, doce lar..

Confira abaixo as fotos dessa presepada, e compartilhe conosco um pouco desse sentimento, viva isso se puder, viaje, claro em 2 rodas é mais gostoso.

Itinerário

1º Dia (Sábado 28/04/2012) – 375km

  • Curitiba – PR (Saída às 09:00hr da manhã)
  • Lages – SC (Chegada às 15:30hr)

2º Dia (Domingo 29/04/2012) – 520km

  • Lages – SC (Saída às 09:30hr da manhã)
  • São Joaquim – SC
  • Bom Jardim da Serra – SC (Serra do Rio do Rastro)
  • Lauro Müller – SC
  • São Ludgero – SC
  • Tubarão – SC
  • Blumenau – SC (Chegada às 21:00hr)

3º Dia (Segunda-feira 30/04/2012) – 290km

  • Blumenau – SC (Saída às 10:00hr da manhã)
  • Pomerode – SC
  • São Francisco do Sul – SC
  • Joinville – SC
  • Guaratuba – PR
  • Pontal do Paraná – PR (Chegada às 20:30hr)

4º Dia (Terça-feira 30/04/2012) – 130km

  • Pontal do Paraná – PR (Saída às 10:00hr da manhã)
  • Paranaguá – PR
  • Curitiba – Chegada às 20:30hr

Total: 1315km

OBSERVAÇÃO: Dias atrás eu descobri um lugar chamado Morro da Igreja em Urubici/SC, passamos muito perto mas não fomos, não sabia, portanto se você pretende conhecer essa região, não esqueça de adicionar esse ponto.

Artigos Relacionados:

Feriadão nos Campos Gerais do Paraná
Parque Estadual do Guartelá
Joaçaba, Treze Tílias, Fraiburgo - SC
1º dia - Cascavel, Foz do Iguaçu - PR
Morro da Igreja - Pedra Furada
Postado em: Roteiros
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,