Sorocaba - SP

Sorocaba dos Tempos do Tropeirismo

Para quem gosta de uma boa história, não pode deixar de visitar o Casarão Brigadeiro Tobias, que relata de forma fiel quem eram os os verdadeiros tropeiros.

| Postado por Twitter Google+


Nessa última viagem pelo interior do estado de São Paulo, não poderíamos deixar de visitar Sorocaba, a cidade que foi o berço do ciclo do tropeirismo e da feira de muares, e como bons apaixonados por história gostaríamos de compartilhar um pouco disso com você.

“O coronel Cristóvão Pereira de Abreu, um dos fundadores do estado do Rio Grande do Sul, conduziu pelas ruas do povoado a primeira tropa de muares no ano de 1733, inaugurando o ciclo do tropeirismo.

Sorocaba tornou-se um marco obrigatório para os tropeiros devido a sua posição estratégica, eixo econômico entre as regiões Norte, Nordeste e Sul. Com o fluxo de tropeiros, o povoado ganhou uma feira onde os brasileiros de todos os estados reuniam-se para comercializar animais, a feira de Sorocaba.

Este fluxo intenso de pessoas e riquezas promoveu o desenvolvimento do comércio e das indústrias caseiras baseadas na confecção de facas, facões, redes de pesca, doces e objetos de couro para a montaria.”

Wikipédia, Sorocaba (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sorocaba)

Sua cultura foi a base na fundação de inúmeros vilarejos, nos pousos ao longo do Caminho do Viamão, que ligava o atual município de Viamão no Rio Grande do Sul até Sorocaba no estado de São Paulo, passando por locais onde hoje em dia ficam as cidades de Vacaria-RS, Lages-SC, Santa Cecícila-SC, Papanduva-SC, Mafra-SC, Rio Negro-PR, Campo do Tenente-PR, Lapa-PR, Castro-PR, Itapetininga-SP.

Casa do Turista - Sorocaba - SPConhecendo toda essa riqueza histórica chegamos muito ansiosos na cidade, afinal já percorremos grande parte do caminho original e visitamos diversos museus no Paraná e Santa Catarina. Mas com muito pesar tenho que confessar que de certa forma ficamos um pouco decepcionados com a falta de valorização que a população de Sorocaba da a sua história. Digo isso com muita propriedade, pois rodamos um dia inteiro por lá buscando informações a respeito dos Tropeiros e Ciclo do Tropeirismo, mas foi realmente difícil.

Recomendo que ao chegar na cidade você procure a “Casa do Turista”, que fica localizada na Estação Ferroviária, Av. Afonso Vergueiro, nº 310. O atendimento é bom mas procure saber o que você quer visitar antes de chegar na cidade, esse foi um erro que cometemos e não pretendo repetir nas próximas viagens.

Na Casa do Turista ficamos sabendo do Casarão Brigadeiro Tobias, que fica um pouco retirado da cidade, seguindo pela Av. São Paulo sentido Rodovia Raposo Tavares, fique atento à sinalização indicando o Bairro Brigadeiro Tobias, chegando por lá pergunte pelo Casarão.

Casarão de Brigadeiro Tobias - Sorocaba - SPOriginalmente o casarão pertenceu ao Brigadeiro Tobias, patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Construída em taipa e dentro do estilo colonial, data de 1770, hoje abriga a sede do Centro de Estudos do Tropeirismo.

E foi lá que conhecemos o Alvaro de Assis, um profissional de domas, e treinamento de muares, ou como ele próprio se julga, um tropeiro do século XXI. Com muita boa vontade o Alvaro nos apresentou o casarão e sem economizar palavras nos contou toda história e curiosidades sobre o local e também sobre tropeirismo.

Foram pelo menos umas duas horas de boa conversa, com esse que deve ser uma das pessoas mais especiais que já conhecemos em todas as nossas viagens por esse Brasil.

Gravamos uma rápida entrevista com parte da nossa conversa, confira no vídeo a seguir:


Com certeza voltarei pra Sorocaba pra visitar esse grande amigo, quem sabe levar mais interessados em história pra compartilhar um pouco dessa experiência.

O Alvaro Augusto Antunes de Assis ajuda na administração do Casarão e mantém o Centro de Treinamento 4A (Domas, treinamentos, hospedagens e comercialização de Muares). Para entrar em contato com o Centro 4A ligue para (15)9718-9754 ou (15)3231-6370.

Artigos Relacionados:

Estrada da Graciosa - Serra do Mar - Paraná
Salto São João
Estrada Piedade - Juquiá - SP
3 dias de muito passeio em Foz do Iguaçu
Cânion Itaimbezinho
Postado em: Viagens
Tags: , , , , , , ,