Lauro Müller - Bom Jardim da Serra - SC

Serra do Rio do Rastro

Considerada o paraíso dos motociclistas. As curvas e as belas paisagens da Serra do Rio do Rastro encantam os viajantes que por lá passam.

| Postado por Twitter Google+


Mirante - Serra do Rio do Rastro

Vista do Mirante da Serra do Rio do Rastro

Principal ligação entre a Serra Catarinense e o litoral sul do estado, a rodovia SC-438, ou simplesmente, estrada da Serra do Rio do Rastro, é um dos cartões postais de Santa Catarina. Suas curvas deixam qualquer aventureiro motociclista experiente de barba em pé.

No alto da Serra há um mirante com vista para grande parte da estrada, parada obrigatória caso você passe por lá. Se der sorte de pegar um dia com tempo limpo, talvez você consiga enxergar até o mar, que fica há mais de 100km de distância. Também é bem comum encontrar quatis a solta perambulando, e pedindo comida para os turistas.


Exibir mapa ampliado

Não deixe de passar por lá, caso esteja planejando uma viagem por essa região, a estrada liga os municípios de Lauro Müller no pé da serra, e Bom Jardim da Serra, no alto, ambos no estado de Santa Catarina. O acesso pelo litoral se dá por Tubarão-SC, e pelo interior vindo da BR-116 você entra em Lages-SC, passa por São Joaquim-SC, e vai seguindo a sinalização.

Muitos viajantes consideram essa estrada como a “Meca dos motociclistas” no Brasil, ou seja, você precisa passar por lá pelo menos uma vez na vida.

Curvas da Serra do Rio do Rastro

Curvas da Serra do Rio do Rastro

Em nossas viagens de moto pelo sul do Brasil, já passamos por ela duas vezes. A primeira no dia de meu aniversário de 27 anos, em 29/04/2012, dia frio de outono, mas com céu azul e sol a pino, visibilidade 100%. A segunda passagem foi no último dia do ano, em 31/12/2012 durante nossa viagem de moto “Desbravando o Sul do Brasil“, mas dessa vez não demos sorte, pegamos o tempo tão fechado que não dava pra enxergar mais que 5 metros à frente, foi frustrante.

Em Bom Jardim da Serra, paramos no posto de atendimento ao turista e a atendente disse que no verão é bem comum pegar o tempo fechado lá no mirante, e que no inverno os dias são mais limpos, e claro tem aquele friozinho cortante da serra que nós já provamos.

Curvas - Serra do Rio do RastroSerra do Rio do Rastro - CurvasEvandro - Serra do Rio do RastroAne Caroline - Serra do Rio do Rastro

Artigos Relacionados:

IntegraBike Sorocaba - Transporte Sustentável
5º dia - Mudanças de planos
6º dia - Erechim, Passo Fundo, Serra Gaúcha
9º dia - Rota Campos de Cima da Serra - RS
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Postado em: Viagens
Tags: , , , , , ,