Urubici - SC

Serra do Corvo Branco

Ninguém consegue passar por esse lugar sem parar e ficar alguns minutos observando a paisagem da Serra, que fica entre Urubici e Grão Pará em Santa Catarina

| Postado por Twitter Google+


Serra do Corvo Branco - Urubici-SCSe existisse um tipo de carteira para viajante/aventureiro motociclista, ela deveria ser tirada aqui, na estrada que corta a Serra do Corvo Branco entre Urubici-SC e Grão Pará-SC, que na minha opinião é uma das mais desafiadoras do Brasil.

Para percorrer toda a Serra saindo de Urubici-SC rodamos 27km até o ponto máximo, que é o trecho que passa pela “rocha cortada”, que segundo consta em uma placa às margens da estrada, é o maior corte feito em rocha arenítica do Brasil, com 90 metros de altura.

Desses 27km os últimos 5 são por estrada de terra com muito cascalho solto. Depois do inicio da descida, alguns metros depois da rocha cortada, você terá que encarar uma ladeira de tirar o fôlego, tanto pela paisagem quanto pela adrenalina do perigo que se corre, caso escorregue o pneu nos pedriscos que ficam acumulados nas curvas fechadas. Descemos engrenados em primeira marcha, com os freios sempre puxados e a inclinação ia determinando nossa velocidade. Não tentei subir, mas deve ser bem emocionante!

Depois desse curto trecho de estrada com penhasco, são mais 30km até a próxima cidade, Grão Pará-SC. Esse trecho serra abaixo apesar de ser de terra, as condições são boas, terreno bastante arenoso o que facilita a pilotagem. Nessas condições basta seguir o script para pilotagem off-road: murchar um pouco os pneus, sempre rodar com giro alto, e na dúvida, acelere!

Recomendo que evite passar por essas bandas em dias de chuva, pois isso combinado com uma estrada de chão e uma subida extremamente íngreme não deve ser muito agradável, nem seguro.

Essa região faz parte do Roteiro Turístico Encantos do Sul, que abrange também a Serra do Rio do Rastro que faz a ligação entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, além das praias de Garopaba, Imbituba e Laguna

Serra do Corvo Branco - Grão Pará-SC

“A serra recebe este nome devido a uma ave de rara beleza, conhecida como Urubu-rei. Esta ave, de plumagem branca e alguns detalhes coloridos, desconhecida pelos habitantes locais, foi apelidada erroneamente de corvo, originando o nome Corvo Branco.”
Wikipédia, Serra do Corvo Branco

Confira a seguir mais algumas fotos da nossa passagem pela Serra no dia 31/12/2012 (último dia do ano), durante nossa viagem de moto Desbravando o Sul do Brasil.

Serra do Corvo BrancoSerra do Corvo BrancoSerra do Corvo BrancoSerra do Corvo BrancoSerra do Corvo BrancoSerra do Corvo BrancoSerra do Corvo BrancoSerra do Corvo Branco

Artigos Relacionados:

Lapa - Capital Brasileira da Cultura
IntegraBike Sorocaba - Transporte Sustentável
Gruta do Bacaetava
Portais de Cidades
1º dia - Cascavel, Foz do Iguaçu - PR
Postado em: Viagens
Tags: , , , , ,