Cartão de Visita

Portais de Cidades

Uma forma de identificar a cultura de uma cidade é observando os detalhes de seu portal de entrada, tanto na arquitetura quanto na decoração.

| Postado por Twitter Google+


Portal - Treze Tílias - SC

Treze Tílias – SC

Desde a nossa primeira viagem, decidimos que a cada portal de cidade que encontrássemos pelo caminho iríamos parar para tirar uma foto e guardar para nossa coleção. No inicio era apenas por curiosidade mas confesso que de um tempo pra cá, a gente até monta o roteiro dos passeios procurando passar por cidades que tenham portais interessantes.

Hoje nossa coleção já nem é tão pequena, conta com mais de 100 portais de todos os estados da região Sul, e alguns do estado de São Paulo, e pretendemos aumentar essa lista quando formos para outras regiões do Brasil.

Alguns são realmente especiais, como o de São Joaquim na Serra Catarinense, que tem um boneco de neve (de concreto) ao lado por portal, para representar um dos atrativos turísticos da cidade.

O portal de Americana no interior de São Paulo chama a atenção pela riqueza de detalhes.

Portal - Cianorte - PR

Cianorte – PR

Em Cianorte na região noroeste do Paraná, o portal homenageia a indústria têxtil que é muito forte na cidade e emprega grande parte da população.

Repare na foto ao lado que o entre os itens que compõem o monumento estão um rolo de fio, zíper, botão e agulhas.

Mas entre todos os que já passamos, nenhum nos deixou tão entusiasmados quanto o de Fraiburgo (A terra da maçã) em Santa Catarina.

Portal - Fraiburgo-SC

Loja - Portal - Fraiburgo-SCEscada - Portal - Fraiburgo-SCPassarela - Portal - Fraiburgo-SC

Esse portal além de ter uma lojinha para vender artigos aos turistas, é o único que conhecemos que você pode subir, ou literalmente entrar nele, pois o mesmo possui uma escada que da acesso a uma passarela por cima da rodovia, e lá em cima você também passa a fazer parte do cenário.

Portal - Pomerode - SC

Pomerode – SC

Ainda falando de Santa Catarina, sem dúvidas este estado tem um dos mais belos portais que já visitamos, como o portal da pequena cidade de Pomerode, que é feito em enxaimel, um estilo de construção utilizando o entrelaço de caibros, estilo típico alemão.

Outro portal interessante que vale a pena destacar, é o da cidade charmosa de Treze Tílias com traços de origem austríaca.

Mas infelizmente existem alguns portais que nos deixaram a desejar, como o portal de Tangará – SC, todo destruído e mal cuidado, quase não conseguimos ler o nome da cidade, entre outros que passamos cujo o letreiro estava no chão e estes sim, definitivamente não tínhamos como saber a qual cidade ele pertencia.

Vale lembrar que o portal de uma cidade é o seu cartão postal, confesso que assim que chegamos no portal da cidade que desejamos visitar e nos deparamos com um portal bonito e atrativo para o turista, podemos esperar algo desta cidade.

Parabéns as cidades que investiram em sua identidade e construíram seus próprios cartões de visitas, e para as que ainda não estão em nossa galeria, fique tranquilo que um dia passaremos por aí para registrar.

Artigos Relacionados:

Lagoa Dourada - Parque Estadual Vila Velha
Sorocaba dos Tempos do Tropeirismo
Vale dos Vinhedos
Morro da Igreja - Pedra Furada
Moto Custom ou Trail?
Postado em: Viagens
Tags: , ,