Nova Petrópolis - RS

Pinheiro Multissecular

O maior exemplar de um pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) que vimos até hoje nessas andanças pelo Sul do Brasil. Esse já tem quase 1.000 anos de idade!

| Postado por Twitter Google+


Pinheiro Multissecular - Nova Petrópolis - RS

Eu sou suspeito pra falar sobre qualquer assunto que relacione o sul, principalmente sobre os pinheiros que de fato carregam um ar nostálgico que me agrada muito. Apesar de morar quase toda a vida no Paraná, eu não sou um legítimo sulista, pois nasci em Cuiabá-MT, em uma fase que meus pais se mudaram pra lá por motivo de trabalho. Minha mãe era nascida aqui em Curitiba-PR, onde vivo hoje, e meu pai é de Ibaiti-PR no interior do estado. Passei minha infância no litoral e com muita frequência faziamos viagens para visitar os parentes tanto em Curitiba quanto no Norte Velho, e desde essa época minhas lembranças sobre viagem remetem à “ver pinheiros”.

Um grande amigo meu, Eduardo Blatt, carioca que vive em São Paulo, uma vez me falou que adorava passar pela BR-116 vindo da capital paulista sentido Paraná e ficar observando a quantidade de pinheiros, quanto mais araucária, mais perto de Curitiba estava.

Pois bem, durante nossa última viagem de moto, quando passávamos por Nova Petrópolis, cidade que fica às margens da BR-116, próxima a Caxias do Sul no estado do Rio Grande do Sul, paramos no Posto de Informações Turísticas da cidade e pegamos uma guia que indicava esse pinheiro multissecular.

Placa Indicativa - Pinheiro Multissecular - Nova Petrópolis - RSSegundo as informações na placa que antecede o caminho que dá acesso ao pinheiro que fica dentro da mata conservada em uma propriedade particular, esse belo exemplar já teria quase 1.000 anos.

“Este bravo pinheiro recebeu os imigrantes de braços abertos e permanecerá no futuro abençoando seus descendentes.”

Com 45 metros de altura e um tronco de um diâmetro enorme, que para ser abraçado, exige sete pessoas adultas, ele permanecerá lá preservado, aguardando sua visita.

Como Chegar

O acesso se dá pela RS-235 sentido Gramado-RS, na altura do KM 7, fique atento à sinalização. Siga mais 1 km por uma estrada de chão. Caminhe uns 200 metros e você irá se deparar com o pinheiro. A entrada é franca.

Pinheiro Multissecular - Nova Petrópolis - RS

Artigos Relacionados:

Ilha do Mel - Paraíso no Litoral Paranaense
Lapa - Capital Brasileira da Cultura
Roteiro Completo - Desbravando o Sul do Brasil
Moto Custom ou Trail?
Conheça a nova ferramenta de Mapa de Viagem
Postado em: Viagens
Tags: , , , ,