Tibagi - PR

Parque Estadual do Guartelá

Uma paisagem natural exuberante, esculpida ao longo dos anos.

| Postado por Twitter Google+


Cânion Guartelá - Tibagi - PRDurante o tour pelos Campos Gerais no Paraná, fizemos uma visita ao maior Cânion do Brasil, considerado o 6º maior do mundo. Com extensão aproximada de 30km, escavado pelo Rio Iapó, o Guartelá está localizado entre os municípios de Castro e Tibagi no Paraná.

Mantido pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), o Parque Estadual do Guartelá, conta com uma recepção para controle dos visitantes, com estrutura bacana para você se informar, ir ao banheiro, encher o cantil e se preparar para uma bela caminhada até o mirante.

Aproveite para ir cedo e tomar um banho nos “Panelões”, que são buracos cravados na rocha, por onde a água do rio escorre e forma uma espécie de Hidromassagem natural.

Panelões, Sumidouro - Cânion Guartelá - Castro / Tibagi - PRMeu pai quando viu as fotos dos panelões chamou aquilo de “sumidouro” (risos). Mas esse apelido também vale, afinal a água entra ali e sai por baixo da rocha, mas relaxe você pode tomar um banho tranquilo sem ser “sugado” para baixo da rocha.

Eu (Evandro Balmant) e a Ane, já conhecíamos o Parque, passamos por lá uns 10 anos atrás, quando ainda estávamos na Graduação de Geografia. Sim estudamos Geografia, por isso falo “rocha” e não “pedra”. A Ane é formada mas eu desisti e fui estudar Análise de Sistemas, tudo a ver…

Dessa vez conseguimos aproveitar bem, o lugar é muito bonito, o pessoal do IAP, mantém tudo em ordem, estão de parabéns, vale a pena conferir. Nossos companheiros de viagem, Sandor e Angélica aproveitaram bastante.

Tire um gostinho desse passeio conferindo a galeria de fotos a seguir:

Artigos Relacionados:

Pasárgada - Restaurante Rural & Vinícola da Colônia
Lagoa Dourada - Parque Estadual Vila Velha
Sorocaba dos Tempos do Tropeirismo
Morro da Igreja - Pedra Furada
Serra do Corvo Branco
Postado em: Viagens
Tags: , , , , ,