Ressuscitada

Nova Honda NX 400i Falcon 2013 – Análise Crítica

Com design renovado, injeção eletrônica, painel digital e preço salgado a Nova Honda Falcon NX 400i 2013 dá as caras novamente

| Postado por Twitter Google+


Nova Honda Falcon NX400i 2013Esse mês de Agosto a Honda deve iniciar as vendas do novo modelo da Falcon, que parou de fabricar no Brasil em 2008, essa moto foi um grande sucesso de vendas na categoria, e até hoje ainda ouço conversas de motociclistas lamentando a saída da Falcon de linha, mas como todos já sabem ela ficou 8 anos sem receber quase nenhuma novidade, e também por motivos de legislação com relação a poluentes, pois o modelo antigo usava combustão com carburador, por tudo isso a Honda descontinuou o modelo.

Eis que agora, no segundo semestre de 2012 surge em alguns blogs e sites especializados no assunto várias notícias sobre esse “lançamento”, mas notei que vários desses sites foram pouco explicativos e muito tendenciosos a favor do lado Honda da história, sendo assim resolvi escrever uma breve análise crítica do que achei da moto.

De inicio gostaria de esclarecer que tenho uma Falcon ano 2006, já rodei mais de 10.000km com ela só esse ano, em diversos terrenos, e situações, desde usá-la no dia-a-dia no trânsito de Curitiba até um “pulinho” ali na Serra Catarinense e viagens pelo Paraná, portanto acho que tenho um pouquinho de propriedade no que falar a respeito de uma Falcon, conheço muito bem essa moto.

Na minha opinião alguns itens foram realmente melhorados e merecem destaque, são eles a inclusão da injeção eletrônica que deve diminuir consideravelmente a emissão de poluentes, e o painel digital muito melhor que aquele analógico antigaço.

Mas acho que faltou uma atenção para um detalhe importante. Em viagens quando você esta rodando acima de 100km/h o giro começa a ficar um pouco alto em quinta marcha, um pedido frequente era a adição de uma sexta marcha para aliviar o giro e consequentemente diminuir a tremedeira comum em velocidades altas, mas por enquanto ficaremos com as cinco marchas mesmo.

Quanto ao design dela, eu sempre gostei muito, e confesso que gostei dessa proposta da Honda, afinal não da pra exigir muito mais robustez de uma 400CC, nitidamente ela herdou alguns itens da XRE, como por exemplo o escapamento, painel e aquela “onda” na carenagem do tanque de combustível. No mais ela continua sendo a mesma.

O preço divulgado até agora está na faixa de R$ 19.000,00, um pouco salgado pra quem comparar com cerca de R$ 13.000,00 da XRE.

Eu gosto muito da Falcon, ele me atende muito bem por enquanto, é uma moto guerreira, tem força, é ágil no trânsito, bem no estilo topa qualquer parada.

Se você quer uma moto para usar no dia-a-dia e dar umas boas esticadas no final de semana, e não gosta do bicão da XRE, também não ta afim de gastar R$ 28.000 em uma Yamaha XT 660, ela pode ser uma boa opção, afinal não tem mais nada…

Fotos: Divulgação.

Artigos Relacionados:

Como tudo começou...
A nova geração: Suzuki V-Strom 650 ABS
Moto Custom ou Trail?
Diferenças entre as versões da Suzuki V-Strom
Vídeos com Dicas de Pilotagem de Moto
Postado em: Reviews
Tags: , , , ,

  • Julio Cesar Oliveira de Mesquita

    Eu ja tive a Falcon 2008, e a moto é muito boa.
    A 2013 , realmente está muito acima, em termos de valor, se ao menos tivese aumentado a cilindrada…

  • http://www.eagviagem.jimdo.com Elson Antonio Gehlen

    Olha, eu tive uma falcom e fiz 64.000 km com ele fui com ela pra Argentina e Chile, andei na altitude de 3.800km s.n.m. e ela “ratiava”um pouco mas foi muito bem gostei muito dela, deixou saudades. No ano de 2009 fiz um teste Driver com uma XRE300 e fui pro deserto do atacama, mas voltei e vendi, e conprei uma XT660 mas por problemas de coluna (moto pesada) vendi e comprei uma Ténéré 250cc e digo uma coisa, maravilha de moto, versátil, economica, não vibra nada e anda junto com a XRE. No finald e novembro/2012 vou pra Ushuaia com ela vou fazer uns 10.000 km em 25 a 27 dias.
    Abraços e boas aceleradas.

    • Evandro Klimpel Balmant

      Grandes viagens Elson, inspiradoras. Sucesso na próxima empreitada.

  • Armando

    Evandro, a sua análise crítica é muito boa. Comprei uma Falcon 400i PRETA 2013 nestes dias (nov 2012). Ela ainda estava na caixa e não havia disponibilidade para um teste drive, mas resolvi arriscar, pois há muito eu esperava uma moto on-off de 400cc ou 450cc que pudesse ser emplacada. A XRE 300 eu achava pouco motor e muita carenagem, acima de 450cc as motos não me agradaram e eu não estava afim de pagar em torno de R$30.000 pelas 600cc on-off. Recebi a moto e ainda não emplaquei, mas já deu para ver que a moto é tudo o que eu esperava, sempre na mão e com torque de sobra, tanto na cidade como na estrada. Quanto ao preço é salgado, mas a única que teve a coragem de ser produzida no Brasil e eu não conheço moto on-off de 400cc a 450cc num preço melhor. Curioso é que eu tinha uma XLX 350, depois comprei uma Sahara 350 e depois outra Sahara 350 e quando veio a Falcon eu me lembro que não consegui comprar a moto, saiu de linha e eu comprei uma Honet 600 usada, uma boa moto, mas quer saber, o meu coração bate pelas on-off, se aparecer uma 450cc com preço semelhante eu vou tentar comprar.
    Abraços

    • Evandro Klimpel Balmant

      Parabéns pela compra Armando, realmente a Falcon é uma grande moto, temos uma ano 2006 e ela tem nos levado longe, mas quero uma um pouco maior agora, e já estou no consórcio de uma V-Strom. Obrigado pela visita, volte sempre ;)

  • Armando

    Evandro,
    Linda moto a Suzuki V-Strom, muito alumínio e muito torque, parece que está vindo modelo novo por aí.
    Parabens !!!