Urubici - SC

Morro da Igreja – Pedra Furada

Um dos pontos mais altos do Sul do Brasil com 1.822m, que neva com frequência no inverno e tem uma maravilhosa vista para a Serra Catarinense.

| Postado por Twitter Google+


Pedra Furada - Morro da Igreja - Urubici-SC

Pedra Furada – Morro da Igreja

Localizado a pouco mais de 30km da região central de Urubici-SC, o Morro da Igreja, é uma das principais atrações na Serra Catarinense. Está localizado na divisa entre os municípios de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici, dentro do Parque Nacional de São Joaquim.

Considerado o ponto mais alto habitado da região sul do Brasil, com 1822m de altitude, seu cume é o terceiro mais alto de Santa Catarina. Também é conhecido como um dos locais mais frios do país, recebe grande número de turistas no inverno, quando as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero e costuma nevar.


Exibir mapa ampliado

No topo do Morro ficam as instalações do CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), com uma Estação de Radar Meteorológico, mas lá não é permitida entrada.

Como Chegar

O acesso é feito pela rodovia SC-439, são 13km do centro de Urubici-SC até o trevo de acesso. Depois são mais 18km até o topo do morro, por estrada de concreto bem estreita e um pouco esburacada no inicio. A subida é forte, a estrada vai cortando um trecho com vegetação rasteira, típica de região fria. Placas indicam a possibilidade de gelo na pista.

Quanto Custa

Nada, a entrada é gratuita, mas já li relatos sobre os militares fecharem o acesso em dias de nevasca forte.

Morro da Igreja - Estrada de AcessoMorro da Igreja - Área MilitarMorro da Igreja - Pedra FuradaMorro da Igreja - Moto Falcon
Passamos por lá durante nossa viagem de moto Desbravando o Sul do Brasil.

Artigos Relacionados:

Furnas - Parque Estadual Vila Velha
Sorocaba dos Tempos do Tropeirismo
Isenção de Pedágio para Motociclistas
Gruta do Bacaetava
Coxilha Rica
Postado em: Viagens
Tags: , , , , , , ,