Maragatos x Pica Paus

Lapa – Capital Brasileira da Cultura

A Lapa é uma otima cidade para quem gosta de uma boa história, os diversos museus espalhados no centro histórico nos retratam fielmente a guerra entre os tempos da guerra.

| Postado por Twitter Google+



Exibir mapa ampliado

Nesse último final de semana saímos de Curitiba-PR com o objetivo de fazer um Moto-Passeio até a cidade da Lapa, à cerca de 70km da capital. Pesquisando na internet antes de partir descobri que essa cidade tinha sido eleita em 2011 a Capital Brasileira da Cultura pelo IBOCC (Bureau Internacional de Capitais Culturais), essa informação pode ser comprovada no site http://www.capitalbrasileiradacultura.org/.

Na verdade já conhecíamos a Lapa, mas essa descoberta animou um pouco mais nosso passeio. O centro histórico dessa cidade é uma graça, muito bem conservado, e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Toda essa relevância cultural deve-se ao passado e sua origem, que serviu de ponto de parada para tropeiros que faziam o caminho entre Viamão-RS e Sorocaba-SP, o povoado denominado Capão Alto foi posteriormente renomeado para “Lapa”.

Palco de uma batalha sangrenta histórica que ocorreu em 1894, logo após a proclamação da república, entre as tropas republicanas (Pica-paus) comandados pelo General Ernesto Gomes Carneiro, e rebeldes contrários ao regime (Maragatos) liderados pelo Gaúcho Gumercindo Saraiva, que tinha como objetivo chegar a capital, que na época era o Rio de Janeiro. Saraiva seguia com sua tropa pelo caminho dos tropeiros rumo ao norte, mas foram surpreendidos na Lapa pelos republicanos, o confronto apelidado de “Cerco da Lapa”, durou 26 dias, e aconteceu onde hoje é o centro histórico da cidade. Mesmo com muitas baixas, inclusive do General Carneiro, a resistência imposta aos rebeldes frustrou as pretensões de avançarem. Detalhes sobre essa batalha estão expostos nos museus da cidade, e os corpos dos combatentes estão enterrados no monumento com nome “Panteon dos Heróis”, vigiado permanentemente por uma guarda de honra do exército brasileiro.

Lapa - PR - Informações TurísticasTodos esses pontos a serem visitados estão no centro, você pode deixar a moto estacionada perto da prefeitura, ou ao lado da antiga Igreja Matriz na praça principal, e percorrer todos os pontos a pé. Não deixe de passar no Posto de Informações Turísticas logo na chegada e pegar um informativo sobre os principais pontos turísticos da cidade. Programe-se para chegar cedo, pois um dia só com certeza é pouco para visitar tudo com calma. Recomendo que você almoce no Restaurante Espaço Único, eles servem comida típica tropeira, massas, carnes, e sobremesa caseira dos deuses.

Vá bem disposto a andar e leve uma boa máquina fotográfica para registrar o passeio.

Confira a seguir a galeria completa de fotos.

Artigos Relacionados:

Caminho do Itupava - Serra do Mar - Paraná
Parque Estadual do Guartelá
7º dia - Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves
10º dia - Feliz Ano Novo, Estamos em Casa!
Conheça a nova ferramenta de Mapa de Viagem
Postado em: Viagens
Tags: , , , , , , , , , , ,