Vale do Contestado - SC

Joaçaba, Treze Tílias, Fraiburgo – SC

Um dia repleto de fortes emoções, com direito a quase pane seca na estrada, briga no shopping e muitos lugares visitados em um só dia.

| Postado por Twitter Google+


Vista do Monumento ao Frei Bruno - Joaçaba - SCLevantamos por volta das 08:00hrs da manhã no domingo em Joaçaba, com planos de rodar pela cidade um pouco pra conhecer os principais pontos turísticos.

Ainda no hotel pedimos informação para o pessoal na recepção que nos indicou o caminho para chegar até o Monumento Frei Bruno que é uma estátua bem no alto de uma montanha com visão para grande parte do vale do Rio do Peixe, e toda cidade de Joaçaba.

Pra ser bem sincero não tem mais nenhum ponto turístico em destaque em Joaçaba que eu possa mencionar aqui, mas de qualquer forma valeu a pena passar por aqui.

Seguindo adiante, pegamos o rumo sentido Treze Tílias-SC, uma cidade com forte influência da cultura Austríaca, inclusive chamam de “O Tirol Brasileiro”, pois grande parte dos fundadores tinham origem do estado Tirol na Áustria.

A arquitetura das construções remetem fortemente a origem de seu povo, muitas peças de Madeira talhada a mão estão expostas em galerias e lojas de artesanato pela cidade.

A igreja matriz também tem muitas belas peças de Madeira talhada a mão.

Prefeitura - Treze Tílias - SCConsulado Áustria - Treze Tílias - SCIgreja Matriz - Treze Tílias - SCTrabalhos em Madeira - Treze Tílias - SC

Perguntamos para um atendente em uma loja de artesanato sobre uma fábrica de cerveja que tínhamos visto na internet e que ficara ali na cidade, ele disse que a fábrica realmente ficava ali perto mais que faltava 15 minutos para ela fechar para visitas, saímos feito loucos pra pegar a tempo, e deu!

Cervejaria Bierbaum - Treze Tílias - SCNa verdade não deu pra visitar o interior da fábrica, mas uma parte dela aberta para visitantes que tem um pequeno bar. Ficamos por ali e obviamente experimentamos um pouco, bem pouco mesmo, afinal tínhamos mais 400km pra rodar depois.

Se você for para Treze Tílias um dia, não deixe de visitar a Bierbaum.

Nessa altura do passeio já passávamos das 13:00 horas e não achamos um lugar aberto para almoçar. Decidimos tocar em frente até Pinheiro Preto, uns 30km a frente. Cagada, cagada, cagada! Não abasteci em Treze Tílias e quando passamos por Pinheiro Preto estava tudo fechado, inclusive o único posto da cidade :(

Com as últimas gotas de gasolina conseguimos chegar em um posto de combustíveis em Videira, um verdadeiro milagre, o marcador estava colado na reserva já fazia tempo…

Em Videira nada de restaurante, acho que estavam todos fechados para almoço, mas sorte que essa cidade era maiorzinha e tem um shopping. Comemos um PF (prato feito) na praça de alimentação mesmo e salvamos o almoço, mas foi uma refeição com emoção, veja só, uns manos rebeldes sentados na mesa ao lado curtiam seu som (Slipknot) com volume no máximo, incomodando todo mundo.

Consegui tolerar o som até meu prato ficar pronto, depois que eu levei a bandeja pra mesa fui até eles e falei: – Eu não quero ouvir a sua música, e acho que ninguém mais aqui em volta quer, estou pedindo com educação para vocês abaixarem o volume, mas repito, estou pedindo com educação, AINDA!

Eles baixaram.

Ainda em Videira, visitamos o museu do Vinho, que fica no centro ao lado da Igreja Matriz, em uma casa de madeira, muito bonita por sinal, o interior conta com diversas peças usadas na produção de vinho e da produção do fruto cujo a árvore da nome a cidade.

Pra fechar o dia passamos por Fraiburgo, a terra da maçã, e visitamos um enorme pomar de macieiras.

Foi um dia muito produtivo, conhecemos muitos lugares legais.

Final da tarde em Fraiburgo, tomamos o rumo pra casa, sentido BR-116 partindo para Curitiba.

Total rodado no dia: 430km
Total de brigas na rua: 1/2
Lembretes para as próximas: Restaurantes fecham para almoço, e postos de gasolina não abrem no domingo no interior de Santa Catarina.

Artigos Relacionados:

Morro Anhangava - Quatro Barras - PR
As Estradas mais Fantásticas do Sul do Brasil
Furnas - Parque Estadual Vila Velha
Estância Turística de Itu, onde tudo é "grande"
1º dia - Cascavel, Foz do Iguaçu - PR
Postado em: Viagens
Tags: , , , , , ,