Frei Bruno

Joaçaba, sinônimo de fé e qualidade de vida

Um pequeno município do estado de Santa Catarina, escolhido como um dos melhores lugares para se viver no Brasil.

| Postado por Twitter Google+


Joaçaba - Santa CatarinaJoaçaba é o oitavo melhor município para se viver no Brasil, notamos claramente essa qualidade de vida dos joaçabenses assim que chegamos na cidade, pois muitas pessoas faziam caminhadas e exercícios físicos a beira do rio do Peixe, confesso que até eu fiquei motivada a caminhar junto com todas aquelas pessoas.

A cidade é cercada por dois outros pequenos municípios, Herval d’Oeste e Luzerna, que juntos formam um aglomerado urbano, com aproximadamente 55 mil habitantes.

Como previsto em nosso roteiro, assim que saímos de Piratuba – SC, onde fizemos um maravilhoso passeio de trem,  seguimos rumo a Joaçaba, chegamos na cidade por volta das 19:00hrs de sábado do dia 17/11.

A primeira coisa que fizemos, foi procurar o hotel que haviamos feito a reserva, pois o dia havia sido bem carregado e precisávamos descansar.

No outro dia, no domingo bem cedo, saímos para conhecer a cidade e o seu principal atrativo turístico, o Monumento Frey Bruno, que tem a fama de milagreiro e conquista milhares de fiéis. No local, há um museu e um mirante onde podemos observar toda a cidade de Joaçaba e sua cidade vizinha Herval d’Oeste.

Frei Bruno - Joaçaba - SC

Monumento Frei Bruno

Sobre o Frei Bruno:

Como um típico franciscano, Bruno tinha uma filosofia de vida humilde, dedicada a simplicidade, a ajudar os pobres, doentes e também amava os animais. Dizem que ele fez alguns milagres e tinha o poder de aparecer em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Sobre o monumento:

Segundo as informações que eu encontrei nos quadros pendurados no museu do Frei, a estátua foi construída com o objetivo de incluir o município no roteiro turístico do meio-oeste catarinense e também homenagear o Frei.

Sua edificação iniciou-se em 2003 e foi finalizada em 2005. A moldura deste monumento foi esculpida na mesma altura do Frei, 1,60m. depois ampliada e revestida em fibra de vidro. A construção foi dividida em 3 partes e pesa aproximadamente 2,5 toneladas. As peças foram encaixadas na estrutura de concreto e em seguida recebeu os acabamentos finais. Em 2006, a estátua foi montada, com a ajuda de uma equipe especializada em guindaste, o equipamento atingiu uma altura de 50m para acertar a montagem das ultimas peças.

Um dos fatos que mais me chamou a atenção, foi a altura deste monumento. Uma comparação encontrada no museu, nos fez ter ideia do tamanho que ele tem. É a terceira maior estátua das Américas, medindo 37m, sendo apenas 1m menor que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Realmente é um lugar muito bonito de visitar, vale a pena.

Artigos Relacionados:

Irani - O Berço do Contestado
5º dia - Mudanças de planos
6º dia - Erechim, Passo Fundo, Serra Gaúcha
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Conheça a nova ferramenta de Mapa de Viagem
Postado em: Viagens
Tags: , , , ,