Vale do Contestado - SC

Irani, Piratuba, Joaçaba – SC

Rodamos mais de 500km nesse dia, passando por diversos pontos turísticos no Vale do Contestado, e para fechar o dia um belo passeio de trem em Piratuba.

| Postado por Twitter Google+


Acordamos cedo, bem cedo às 03:00 da matina, juntamos as trouxas no baú e partimos sentido o Oeste Catarinense.

Confesso que adoro viajar de madrugada, sei que é mais perigoso mas as estradas são muito mais tranquilas, e antes do sol nascer você já adiantou grande parte do trecho que tinha pra rodar.

Nosso trajeto para esse primeiro dia de viagem foi, pegar a BR-476 (Rodovia do Xisto) passando por Araucária, Contenda, Lapa, São Mateus do Sul, União da Vitória e entrar sentido Santa Catarina pela BR-153.

A noite estava linda, céu completamente estrelado, chegamos a parar para ficar olhando por alguns minutos. Cheguei a ver alguns meteoritos (Estrelas cadentes).

Amanhecer - São Mateus do Sul - PRPor volta das 05:00 hrs estávamos passando por São Mateus do Sul, próximo ao rio Iguaçu, registramos uma bela cena do sol raiando com os típicos pinheiros do Paraná (Araucária) ao fundo.

A temperatura estava baixa, mas bem suportável para alguém do sul, afinal estamos em novembro e o frio nessa época não é nada comparado ao do inverno.

Nosso objetivo para esse final de semana foi conhecer o “Vale do Contestado”, região conhecida por conflitos de guerra no passado, originada pela construção de uma ferrovia que ligara São Paulo ao Rio Grande.

Monumento do Contestado - Irani - Berço do Contestado - SCEm resumo essa guerra teve seu inicio a partir do momento em que a empresa que tinha os direitos de construção da ferrovia, poderia explorar uma faixa de terras ao longo do caminho dos trilhos, e isso gerou conflito com os colonos que ali já viviam. No final dessa revolução o estado de Santa Catarina requisitou essas terras que antes pertenciam ao Paraná, por isso o nome “Contestado”. Mas os detalhes dessa história toda será assunto de próximos artigos ;)

Passando por Irani-SC não deixe de conhecer o Monumento ao Contestado, além do Museu e Cemitério da Batalha do Irani, todos esses pontos ficam nas margens da rodovia e são muito bem sinalizados.

Maria Fumaça - Trem das Termas - Piratuba - SCPara fechar esse dia fizemos um passeio com “Trem das Termas” (Maria Fumaça) em Piratuba-SC, até Marcelino Ramos-RS, ao custo de R$ 60,00 por pessoa, você embarca nessa viagem histórica cheia de surpresas, que começa as 14:00hrs com partida e chegada em Piratuba-SC. O trecho é um pequeno remanescente da mesma estrada de ferro origem da Guerra do Contestado.

Durante o passeio acontecem uma série de apresentações musicais, humorísticas além de relatos históricos citados pelos guias.

Final da tarde tocamos até Joaçaba-SC, nesse dia rodamos exatos 562km.

Artigos Relacionados:

Estrada Piedade - Juquiá - SP
Joaçaba, Treze Tílias, Fraiburgo - SC
1º dia - Cascavel, Foz do Iguaçu - PR
3 dias de muito passeio em Foz do Iguaçu
Serra do Corvo Branco
Postado em: Viagens
Tags: , , , ,