Guerra

Irani – O Berço do Contestado

Município localizado no oeste de Santa Catarina conhecido como o "Berço do Contestado", guerra entre Caboclos e representantes do Governo.

| Postado por Twitter Google+


Monumento do Contestado - Irani - Berço do Contestado - SC

Monumento do Contestado

Entre os anos de 1912 e 1916 ocorreram os episódios que passaram a ser conhecidos como a “Guerra do Contestado” sobretudo, um conflito social em que milhares de caboclos tombaram defendendo seu direito à posse da sua terra.

Lutaram contra o sistema opressor, o capitalismo estrangeiro e o abandono em que se encontravam.

Revoltaram-se contra os grandes fazendeiros, coronéis, autoridades e contra todos os que os subjugavam.

Neste chão foi lançada uma semente pelos homens e mulheres do contestado: O sonho da justiça social.

Esperidião Amin Heldo Filho

Neste local em 22 de outubro de 1912 ocorreu a primeira batalha da Guerra do Contestado: O “Combate do Irani”. Soldados da força pública do Paraná, comandados pelo Coronel João Gualberto, e Sertanejos liderados por Miguel Lucena de Boaventura, O Monge José Maria. Os primeiros cumpriam ordens, os demais lutaram pela liberdade.

João Gualberto e José Maria morreram nesse conflito. E no local da batalha hoje há um Museu, Cemitério e um Monumento em homenagem ao episódio heróico.

Ponto de passagem para quem viaja entre Curitiba-PR à Erechim-RS, Irani fica a cerca de 370km da capital paranaense. A cidade é muito pequena, cerca de 10.000 habitantes vivem por lá hoje, mas sua história é muito rica, e a paisagem é deslumbrante. Lembra muito os campos gerais do Paraná, e venta muito, tanto que existe um enorme parque de energia eólica que você consegue avistar da rodovia.

Artigos Relacionados:

Tour Santa Catarina 2012
Lagoa Dourada - Parque Estadual Vila Velha
Estrada Rastro da Serpente - BR-476(PR) - SP-250
Roteiro Completo - Desbravando o Sul do Brasil
Conheça a nova ferramenta de Mapa de Viagem
Postado em: Viagens
Tags: , ,