Primeira Viagem

Feriadão viajando pelo Norte do Paraná

Nossa primeira longa viagem em uma Moto foi para o noroeste do Paraná, passando por Maringá, Cianorte e voltando por Guarapuava até Curitiba.

| Postado por Twitter Google+



Exibir mapa ampliado

Nesse último feriado de Páscoa entre 06/04/2012 e 08/04/2012 pegamos a “Poderosa” (Honda Falcon 400CC 2006) e levantamos acampamento sentido Norte do Paraná, mas precisamente para São Tomé, adiante de Cianorte, depois de Maringá.

São Tomé é a cidade natal da minha Boadrasta (Sonia Raddi), uma cidadezinha muito pequena com um pouco mais de 5.000 habitantes, e que não aparece em todos os mapas, mas existe.

Mas porque ir para São Tomé? Simplesmente pra viajar, conhecer lugares diferentes e pessoas legais, além de que meu pai (Elquias Balmant) e a Sonia estavam lá visitando a família e a gente tinha poso garantido ;)

Sendo assim planejamos o trajeto para essa viagem, passando por Maringá no primeiro dia (sexta-feira Santa), e uma voltinha em Cianorte (Capital do Vestuário) no sábado.

Saímos de Curitiba na sexta bem cedo, antes das 5:00hrs da madruga, o céu estava escuro ainda mas com uma enorme lua cheia, e pra nossa sorte ela estava bem na direção que íamos. Na saída da BR 277 sentido Campo Largo – PR vimos vários veículos parando para tirar foto da paisagem no amanhecer com a lua gigante.

Daí em diante nada mais do que 440km de estrada até chegar para o almoço em Maringá. Esse trajeto não era novidade pra mim, mas para a Ane era a primeira vez, e essa também marcaria como nossa primeira viagem de média distância feita com moto, as longas de verdade ainda não vieram. Pra quem conhece a região dos campos gerais do Paraná, sabe que é realmente muito gostoso viajar por ali, mas dessa vez iriamos mais adiante, lá pra onde o Paraná produz de verdade, com lavouras de todo tipo a perder de vista, coisa linda de se ver.

Sem nenhuma pressa, chegamos em Maringá perto das 13:30 e conseguimos achar um restaurante aberto no centro pra patroa comer peixe, eu na verdade não ligo pra esses costumes católicos, mas como fiel escudeiro respeitei as vontades dela e almoçamos um bom Bacalhau, em um restaurante a 2 quadras da famosa Catedral de Maringá, por sinal o preço do almoço foi muito barato, comparado aos praticados aqui na capital do estado.

Após um belo banho pra tirar a poeira dos olhos, saímos passear pela cidade, maravilhosa diga-se de passagem. Pelo menos na região central, toda Maringá possui avenidas largas com canteiros centrais, e muitas árvores, além do Parque do Ingá que fica dentro do centro. A noite a cidade é bastante agitada, com muitos barzinhos.

No dia seguinte nem tão cedo como na última manhã, saímos do Hotel Cidade Verde, às 09:30hr, passamos em algumas bancas de jornal pra comprar adesivos, mas não achamos nada legal da cidade, partimos sentido Cianorte. Conhecida como capital do vestuário, por ter várias fábricas e confecções. Muito calor nesse dia, e montado na moto cheguei a ficar um pouco puto da cara com o trânsito, mas ao caminhar a pé entendi o real motivo da lentidão no trânsito. Cianorte quase não tem sinaleiros, e se o pedestre ameaça atravessar a rua, os carros param, bonito de ver, mas confesso que senti até vergonha por falta de costume mesmo, inacreditável, forma-se filas de carros mas ninguém buzina, pedestre realmente tem a vez.

Depois dessa aula de civilidade seguimos para São Tomé, nosso destino final, nesse dia rodamos 100km cravados.

Itinerário

1º Dia (Sexta-feira 06/04/2012) – 440km

  • Curitiba - Saída às 05:00hr da manhã
  • Maringá – Chegada às 13:30hr

2º Dia (Sábado 07/04/2012) – 100km

  • Maringá - Saída às 09:30hr da manhã
  • Cianorte
  • São Tomé – Chegada às 13:00hr

3º Dia (Domingo 08/04/2012) – 590km

  • São Tomé - Saída às 10:00hr da manhã
  • Curitiba – Chegada às 20:30hr

Total: 1130km

Artigos Relacionados:

Tour Santa Catarina 2012
Estrada da Graciosa - Serra do Mar - Paraná
Parque Estadual do Guartelá
Castro-PR, Rota dos Tropeiros
Conheça a nova ferramenta de Mapa de Viagem
Postado em: Roteiros
Tags: , , , , , , , , ,