Estrada para Adultos

Estrada Rastro da Serpente – BR-476(PR) – SP-250

O paraíso dos motociclistas amantes das curvas sinuosas, nesta estrada você mal terminará uma curva e logo começará outra, se sentirá como uma cobra a serpentear.

| Postado por Twitter Google+


Estrada Rastro da SerpenteComo apaixonados pelo moto turismo, não poderíamos deixar de “serpentear” numa das estradas mais cobiçadas pelos motociclistas, as rodovias SP-250 e BR-476, que ligam os estados de São Paulo e Paraná, esse trecho tem o apelido de Estrada Rastro da Serpente. Apelido dado por Edgar Treis Azevedo (PHD-BR) Proprietário de Harley Davidson Brasil, que ao rodar por aquelas sinuosas curvas, sentiu-se como uma cobra a serpentear.

A Estrada da Serpente inicia no município de Capão Bonito-SP, seguindo por Guapiara-SP, Apiaí-SP, Ribeira-SP, Adrianópolis-PR, Bocaiúva do Sul-PR e finalizando em Curitiba-PR. Estas rodovias juntas, tem a extensão de 261km de curvas e belas paisagens, que merecem respeito e muita atenção, pois como o próprio Edgar disse “Recomendo apenas para homens. Meninos, Não!”.

Rodamos esse trecho na sexta-feira dia 12/10/2012, partindo de Curitiba às 06:30hrs. da manhã com o tempo muito fechado, inclusive chuva. Passamos por Bocaiúva do Sul, Tunas, e chegamos na divisa dos estados do Paraná e São Paulo às 09:30hrs, sim 3 horas de viagem para rodar 140km, e fazer mais de 500 curvas até Adrianópolis. As condições da pista no Paraná estão excelentes, asfalto novo e muito bem conservado, talvez porque esse trecho da estrada (Rodovia Governador José Richa) leve o nome do pai do atual Governador do Estado, Beto Richa, de qualquer forma vale o elogio.

Buracos - Estrada Rastro da SerpenteMas ao passar a ponte do rio Ribeira na divisa com São Paulo, tudo muda, abandono total, asfalto é uma vaga lembrança até Apiaí, lamentável para um estado tão rico e produtivo como São Paulo.

O trânsito de caminhões é muito intenso nessa região, e a velocidade não passa de 40km/h. Confira na foto ao lado, a situação é caótica mesmo. Sensação de insegurança total, inclusive cruzamos por vários acidentes, sem muita gravidade.

Mas as condições melhoram bastante depois de Apiaí-SP. Até chegar em Capão Bonito-SP às 12:40hrs. bastante cansados, pois foram mais de 6 horas para rodar 270km. Portanto se for passar por essa região, prepare-se para amortecer a bunda no banco da moto e quase não sair do lugar.

Placa - Estrada Rastro da SerpenteParamos na famosa placa em Apiaí para registrar nossa passagem. Ela fica dentro da cidade ás margens da estrada, em uma praça na frente do primeiro posto de combustível, é bem fácil de achar. Não esqueça de comprar seu certificado e patches para costurar no colete/jaqueta, eles são vendidos nesse mesmo posto de combustível.

Valeu muito a experiência, sobrevivemos ilesos, sem nenhum risco, nenhum tombo, somente ensopados de lama.

Confira a seguir a galeria de fotos completa desse dia de viagem.

Artigos Relacionados:

Estrada da Graciosa - Serra do Mar - Paraná
Furnas - Parque Estadual Vila Velha
Arenitos - Parque Estadual Vila Velha
3 dias de muito passeio em Foz do Iguaçu
Cânion Itaimbezinho
Postado em: Viagens
Tags: , , , , , , , , , , , ,