Mata Atlântica

Estrada da Graciosa – Serra do Mar – Paraná

Estrada sinuosa com cheiro de flores e paisagem exuberante de rios e montanhas.

| Postado por Twitter Google+


Portal Estrada da Graciosa

Portal Estrada da Graciosa

Esse é um dos caminhos mais antigos ligando o litoral do Paraná e o primeiro planalto, usado como rota dos tropeiros essa rodovia atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, ligando os município de Quatro Barras à Morretes. Hoje todo o percurso é pavimentado e bem conservado, parte asfaltada e outra com paralelepípedos.

Com certeza você vai cruzar com vários motociclistas, pois essa é uma das estradas mais incríveis do Brasil, rota e destino de muitos viajantes, portanto não tenha pressa para percorrer essa estrada, aproveite para admirar a bela paisagem da Serra do Mar, e curta cada curva.

Estrada da Graciosa - Morretes - PR

Estrada da Graciosa – Morretes – PR

A Estrada da Graciosa foi inaugurada em 1873, e para chegar até lá saindo de Curitiba – PR você deve pegar a BR 116 sentido São Paulo – SP, cerca de 38km fique atento a sinalização indicando “Estrada da Graciosa”, logo na entrada da estrada da Graciosa tem um portal, aproveite para registrar uma foto para recordar sua passagem, depois são mais 34km contemplando belas paisagens da Serra do Mar até chegar ao centro de Morretes – PR.

Evite rodar por ai em dias de chuva forte, pois o trecho de pedras fica muito escorregadio, e caso leve um tombo você pode estragar o passeio, e levar um belo prejuízo pra casa. Confira abaixo o mapa ilustrando o caminho a ser percorrido pela Graciosa.


Exibir mapa ampliado
No caminho você vai encontrar sete mirantes batizados de recantos (Vista Lacerda, Rio Cascata, Grota Funda, Bela Vista, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa), todos com vista para a baía de Paranaguá. A Estrada da Graciosa também limita dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.

Aproveite para apreciar o prato típico da região, O Barreado, confira detalhes nesse outro artigo http://www.turismo2rodas.com.br/almoco-de-domingo-em-morretes-pr/

Artigos Relacionados:

Castro-PR, Rota dos Tropeiros
Lagoa Dourada - Parque Estadual Vila Velha
Sorocaba dos Tempos do Tropeirismo
6º dia - Erechim, Passo Fundo, Serra Gaúcha
10º dia - Feliz Ano Novo, Estamos em Casa!
Postado em: Viagens
Tags: , , , ,