Desbravando o Sul

10º dia – Feliz Ano Novo, Estamos em Casa!

Nosso último dia de viagem do projeto "Desbravando o Sul", ficará em nossa memória como o mais produtivo e longo de todos os tempos.

| Postado por Twitter Google+


Batemos um novo recorde de quilometragem em um só dia, foram exatos 745km.

Saímos de Criciúma-SC pela manhã e tocamos sentido Lauro Müller-SC pé da Serra do Rio do Rastro, mas no meio do caminho, descobrimos que nem todo o trecho era pavimentado. Meu erro foi confiar totalmente no Google Maps e montar o roteiro sem confirmar isso em outra fonte.

O trecho entre Treviso-SC e Lauro Müller-SC ainda tem alguns pedaços de estrada sem asfalto, mas as condições da estradinha até não eram das piores, foi fácil percorrer os 10km de terra, mesmo carregado como estávamos.

Já em Lauro Müller-SC o coração começou a acelerar enquanto nos aproximávamos da Serra do Rio do Rastro. Mesmo não sendo novidade pra mim, confesso que passar por aqui me emociona muito, a paisagem é demais, e as curvas são extremamente desafiadoras, uma boa prova pra qualquer motociclista.

Pena que o tempo fechou, choveu um pouco, e do alto do mirante não conseguimos ver quase nada, na verdade só dava pra enxergar alguns metros a frente. Ficamos um bom tempo por lá esperando abrir, mas não rolou. A frustração foi grande, pois eu queria muito fazer umas boas fotos. Vai ficar pra próxima!

Morro da Igreja - Pedra Furada - Urubici-SC

Morro da Igreja – Pedra Furada

Partimos para Urubici-SC pra almoçar e fazer uma visitinha ao Morro da Igreja, conhecido como o ponto mais alto habitado na Região Sul do Brasil. E também de onde funciona o CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) da FAB (Força Aérea Brasileira).

Considerado um dos locais mais frios do Brasil, recebendo grande número de turistas especialmente durante o inverno, quando as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero e ocorre, ocasionalmente, a queda de neve. É o lugar no Brasil com maior propensão a este tipo de precipitação.
Wikipédia, Morro da Igreja

Serra do Corvo Branco - Urubici-SC

Serra do Corvo Branco – Urubici-SC

Em seguida tomamos o rumo sentido litoral, mas escolhemos descer pela Serra do Corvo Branco, que diga-se de passagem é muito mais desafiadora que a Serra do Rio do Rastro, pois não tem muita proteção nas laterais, o grau de inclinação é muito alto, e essa estrada não é totalmente asfaltada.

A cada curva uma emoção, adrenalina foi ao máximo.

Depois dessa forte descida, tivemos que encarar mais uns 40km de estrada de chão até chegar na cidade de Grão Pará-SC. Não recomendo que você faça essa rota em dias de chuva, pois você terá sérios problemas para frear nessas rampas cheias de pedriscos e lama.

De Grão Pará-SC até Florianópolis-SC foram 190km. Chegamos na capital catarinense por volta das 23:00hrs do último dia do ano, 31/12/2012.

Nosso plano era passar a virada de ano com a família que nos esperava no litoral paranaense, mas como gastamos o dia todo passeando, não deu tempo!

Réveillon em Florianópolis-SCSaímos da BR-101 e entramos em Floripa para ver a passagem de ano, no caminho fiquei pensando em que lugar deveríamos ficar para ver os fogos, e meu palpite foi mais do que certo, foi perfeito.

Antes de atravessar a ponte pra ilha, entrei a direita e fiz o contorno por baixo, e já vimos muitas pessoas caminhando em direção a ponte, avançamos um pouco mais e conseguimos estacionar a moto no meio de uma muvuca de gente que aguardava a virada de ano bem ali onde eu tinha pensado que seria.

O espetáculo foi muito bonito, começou com uma bateria de fogos lá na cidade do lado da ilha e terminou com uma bela apresentação a partir da ponte que é um dos principais cartões postais de Floripa.

Pra encerrar, rolou uma cascata de fogos que cobria toda a extensão da ponte, foi phoda!

Cascata de Fogos - Florianópolis-SC

Depois tocamos pra casa e cá estamos, em Curitiba-PR. chegamos quase amanhecendo o dia, viajamos a madrugada toda pra fugir do trânsito no dia seguinte. Estamos bem, felizes com a belíssima viagem, e com tudo que vivemos. Obrigado por compartilhar um pouquinho dessa experiência conosco.

Feliz 2013!

Artigos Relacionados:

As Estradas mais Fantásticas do Sul do Brasil
Prudentópolis-PR, Terra das Cachoeiras Gigantes
Castro-PR, Rota dos Tropeiros
IntegraBike Sorocaba - Transporte Sustentável
Cânion Itaimbezinho
Postado em: Viagens
Tags: , , , , , , , , ,