Campos Gerais

Castro-PR, Rota dos Tropeiros

Cidade encantadora, que relata o tempo do tropeirismo, mostrando nos museus da cidade como viviam esse povo em suas viagens e como viviam suas mulheres e filhos que ficavam em casa aguardando a volta dos seus maridos.

| Postado por Twitter Google+


Portal de Castro-PRA cidade de Castro está localizada a cerca de 160km de Curitiba-PR, sentido Norte Pioneiro, na região dos Campos Gerais do Paraná. É a terceira cidade mais antiga do estado, atrás apenas de Paranaguá e Antonina no litoral.

Parada obrigatória dos tropeiros que percorriam o caminho das tropas entre Viamão-RS e Sorocaba-SP, tendo forte influência da cultura dos tropeiros. Possui o primeiro Museu do Brasil dedicado ao assunto, e que nós fomos visitar.

Museu do Tropeiro - Castro - PRO acervo desse museu é o mais completo que já visitamos até agora sobre os tropeiros, tem de tudo que eles usavam na época, desde remédios artesanais, utensílios para cozinhar, baús, armas, selas, e muito mais.

Não deixe de visitar também a Casa de Sinhara, que representa com muita fidelidade como era uma casa na época do tropeirismo, mas essa tem o objetivo de homenagear as mulheres que ficavam em casa enquanto os maridos estavam viajando com as tropas.

Também na região você pode conhecer o Cânion Guartelá, que é o maior do Brasil e o 6º maior do mundo. Confira a seguir a galeria de fotos completa desse dia:


Se você for se hospedar na cidade recomendo que faça sua reserva com antecedência, e pesquise bem sobre, fica a dica! Dormimos no Hotel Palace Central, bom e com preço justo, recomendo.

Artigos Relacionados:

Salto São Francisco - Maior queda d´água da região sul do Brasil
1º dia - Cascavel, Foz do Iguaçu - PR
8º dia - Vale dos Vinhedos, Natal Luz em Gramado
Pinheiro Multissecular
É da Pam - Restaurante Rural e Café Colonial
Postado em: Viagens
Tags: , , , , , , ,