Cambará do Sul - RS

Cânion Itaimbezinho

Com abismos que chegam à 700m de altura, o Cânion Itaimbezinho no Parque Nacional Aparados da Serra é o mais famoso da região, e recebe turistas o ano todo.

| Postado por Twitter Google+


Cânion Itaimbezinho - Cambará do Sul - RS

Cânion Itaimbezinho

Durante nossa viagem de moto pelo Sul do Brasil, passamos por Cambará do Sul, no estado do Rio Grande, para visitar o Cânion Itaimbezinho que fica dentro do Parque Nacional Aparados da Serra.

Não demos muita sorte, e pegamos um dia fechado, com bastante nuvem baixa, o que dificultou bastante fazer uma foto melhor. Mas valeu muito a visita, o lugar é fantástico.

O Parque Aparados da Serra recebe esse nome devido as formações das escarpas dos cânions, que tem um corte bem vertical, até parece que foram “aparados”.

O Itaimbezinho tem uma extensão de 5,8km, com uma largura máxima de 2km e uma altura que chega até 700m.

Mirante - Cânion Itaimbezinho - Cambará do Sul - RS

Mirante – Cânion Itaimbezinho

A caminhada é leve porém longa, da entrada até os pontos com as melhores vistas, seguindo pela Trilha do Cotovelo você pode levar até 3 horas para fazer todo o passeio. Os melhores mirantes ficam nesse caminho, que dão uma visão ampla da dimensão do desfiladeiro.

Na cidade de Cambará do Sul você encontrará várias empresas que fazem trabalho de guia para visitação nesses locais, mas se você quiser fazer o “passeio padrão”, faça por conta própria. Mas terá que encarar 20km por estrada de chão.

Como Chegar?

Saindo de Cambará do Sul-RS pegue a RS-427 e siga a sinalização, logo o asfalto acaba e você terá um pouco mais de 20km de chão até a entrada do Parque.

Pra quem tiver serra abaixo, o acesso pode ser feito pela rodovia SC-450, na cidade de Praia Grande-SC.

Quanto Custa?

Entrada: R$ 6,00 por pessoa;
Estacionamento: R$ 5,00.

O que Fazer?

Trilha do Vértice: Começa no Centro de Visitantes, e em menos de 1 hora pode-se percorrer 1,4 km, pelas bordas do cânion, a sensação é indescritível. No final você terá vista para Cascata das Andorinhas e Véu da Noiva.

Trilha do Cotovelo: Esse percurso tem 6,3km de extensão e leva até 3 horas para fazer por completo, da acesso ao mirante principal com vista imperdível dos paredões do Cânion Itaimbezinho. Caminhada leve, mas recomenda-se que leve água e talvez um lanchinho. Essa trilha fecha às 15:00hrs, programe-se.

Trilha do Rio do Boi: Caminhada por dentro do Rio do Boi, no meio do abismo do Cânion. São 8 km (ida e volta) que podem ser percorridos em 7 horas. Esse passeio deve ser acompanhado de um guia, e a saída se dá ao pé do cânion, em Praia Grande-SC.

Na região você também pode visitar outros cânions, tais como o Cânion Fortaleza, Cânion Malacara e o Cânion da Pedra.

Artigos Relacionados:

Almoço de Domingo em Morretes - PR
Ilha do Mel - Paraíso no Litoral Paranaense
Furnas - Parque Estadual Vila Velha
Roteiro Completo - Desbravando o Sul do Brasil
Conheça a nova ferramenta de Mapa de Viagem
Postado em: Viagens
Tags: , , , , , ,