Terra do Barreado

Almoço de Domingo em Morretes – PR

Ótimo lugar para quem gosta de motocar aos domingos e almoçar aquela comedinha gostosa de final de semana a beira do rio.

| Postado por Twitter Google+


Almoço de Domingo em MorretesUm passeio de domingo comum para os Curitibanos é descer a Serra do Mar pela Estrada da Graciosa para almoçar em Morretes, saborear o Barreado com Frutos do Mar, prato típico do litoral paranaense. Se você já fez isso sabe que é uma delícia, mas para quem ainda não conhece, fica a dica.

Saindo do centro de Curitiba pela BR 116 sentido São Paulo, você vai rodar cerca de 38km até o portal de entrada da estrada da Graciosa, depois são mais 34km contemplando belas paisagens da Serra do Mar até chegar ao centro de Morretes – PR, todo o trecho asfaltado ou com paralelepípedo, mas não arrisco afirmar o tempo que você vai levar para fazer esse trajeto, pois dificilmente consegue-se passar pela Graciosa sem dar uma parada nos recantos e mirantes ao longo do caminho. Mas no geral leva-se entre 1:30 e 2 horas.

Barreado em Morretes - Prato Típico do Litoral ParanaenseNo centrinho de Morretes escolha o restaurante que lhe agradar, todos servem a mesma combinação, os mais conhecidos são Restaurante Madalozo, e O Casarão.

O Barreado é um cozido de carne feito em panela de barro que fica ao fogo por cerca de 20 horas, até que toda a carne fique desfiada, como acompanhamento será servido arroz, farinha de mandioca e banana, além de peixe e camarão caso você opte por adicionar frutos do mar.

Como comer o Barreado:

Primeiro você deve forrar o fundo do prato com 2 ou 3 colheres de farinha branca de mandioca, depois despeje uma concha do caldo do barreado para fazer um tipo de pirão bem firme. Agora você coloca a carne por cima desse pirão e rodelas de banana cortada por cima, e pronto.

Dicas de Passeio

Não deixe de dar uma volta pelo centrinho de Morretes, tirar uma foto na ponte de ferro velha, dar uma olhada nas bancas de artesanato local, além de experimentar a Cataia, uma cachaça típica da região. Se o dia estiver quente também vale a pena tomar um banho no Rio Nhundiaquara, e visitar Antonina.

Artigos Relacionados:

Ilha do Mel - Paraíso no Litoral Paranaense
Morro Anhangava - Quatro Barras - PR
As Estradas mais Fantásticas do Sul do Brasil
Parque Estadual do Guartelá
7º dia - Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves
Postado em: Viagens
Tags: , , , , , ,